Psicólogo
Rio Grande / RS
CRP: 07/43607
Sou psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com atuação baseada na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), uma abordagem integrante das terapias comportamentais contextuais de terceira onda. Acredito na psicoterapia como um espaço de escuta, reflexão e transformação — um lugar seguro para você se reconectar com quem é, compreender o que sente e encontrar caminhos mais conscientes para lidar com o que te afeta. Na minha prática clínica, integro a ciência psicológica com uma escuta atenta e respeitosa à singularidade de cada indivíduo. Acredito que mais do que a redução de sintomas, a psicoterapia deve promover uma relação mais consciente, leve e coerente com a própria história. A psicologia transformou minha forma de existir no mundo — de lidar com a dor sem precisar negá-la — e é com esse mesmo cuidado que me comprometo a caminhar ao seu lado, para que essa transformação também seja possível na sua vida.
Ansiedade, depressão e estresse constante. Esgotamento físico, mental e emocional. Conflitos nos relacionamentos e sensação de solidão. Dificuldade em sentir, entender ou expressar emoções. Pensamentos autodepreciativos e autocrítica intensa. Baixa autoestima e sensação de insuficiência.
Atuo com base na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), uma abordagem contextual comportamental que faz parte da chamada terceira onda das terapias cognitivas e comportamentais (TCCs). A ACT surgiu nos anos 1980, com o psicólogo Steven Hayes e colegas, e tem como objetivo ajudar as pessoas a viverem uma vida com mais sentido, mesmo quando as dificuldades, pensamentos e sentimentos desafiadores fazem parte do caminho. Na prática, isso significa que, em vez de lutar para “eliminar” o que você sente, nós aprendemos juntos a criar espaço para essas experiências, entendendo que elas fazem parte da condição humana. Ao mesmo tempo, vamos identificar o que é realmente importante para você — seus valores — e construir ações que aproximem a sua vida desse sentido. Nossas sessões costumam misturar conversa, exercícios práticos, metáforas e momentos de atenção plena (mindfulness). É um trabalho vivo, no qual você é o especialista da sua própria história e eu estou aqui para ajudar a abrir novas perspectivas e possibilidades. Mais do que “controlar” emoções, a ACT convida você a se relacionar de outra forma com elas, caminhando com mais flexibilidade psicológica, liberdade e presença.